AquaRio – O maior aquário da América do Sul

A A A

O AquaRio (ou Aquário Marinho do Rio de Janeiro) é uma atração relativamente recente da cidade, foi inaugurado em novembro de 2016 em um local onde funcionada um frigorífico com fachada tombada.

Foto da parte externa do AquaRio

Desde sua inauguração, o AquaRio tem ficado quase sempre muito cheio, principalmente nos finais de semana. Assim, esperamos passar esse momento inicial para podermos aproveitar melhor o passeio sem tanta gente disputando o mesmo lugar para ver os aquários. Fomos, então, em uma segunda-feira de maio de 2017 pela manhã. Apesar do dia e horário escolhidos, havia algumas escolas visitando o aquário, mas nada que atrapalhasse a visita. Ainda bem!

Vamos lá! O aquário fica na Zona Portuária do Rio (mais um motivo para você visitar a região que foi revitalizada e está bem bacana agora), trata-se de um empreendimento 100% privado de visitação pública voltada para a educação, pesquisa, conservação, lazer, entretenimento e cultura. Aliás, como o estacionamento local não é tão grande, uma ótima opção de transporte é o VLT. Com ele, você para bem pertinho.

O AquaRio é o maior Aquário Marinho da América do Sul, com seus 26 mil m² de área construída (para quem não é tão bom com medidas, isso equivale a 2 piscinas olímpicas!!) e 4,5 milhões de litros de água, sendo 3,5 milhões referentes ao tanque principal, que possui pé-direito de 7m e um túnel que passa dentro dele, e o restante está distribuído em 24 tanques secundários. Todos os tanques são de acrílico e não de vidro. A fauna é composta por cerca de 3 mil animais de 300 espécies apenas de peixes e invertebrados. Ou seja, não há mamíferos nos tanques. Outro detalhe é que os corais presentes não são verdadeiros.

Hall de Entrada

Logo na entrada você já vai se ambientando ao ver a incrível ossada real de uma baleia jubarte suspensa por cabos de aço. Essa baleia de aproximadamente 15m encalhou na Praia da Macumba em 2014, lembram? Então, ela foi enterrada e, somente após 2 anos, foi desenterrada e teve seus ossos tratados através do procedimento chamado osteomontagem até que ficasse do jeito que vemos hoje exposto no hall de entrada.

Foto da carcaça da baleia jubarte que encalhou na Praia da Macumba

Carcaça da baleia jubarte que encalhou na Praia da Macumba

 

Foto de águas vivas no hall de entrada do AquaRio

Águas vivas no hall de entrada do AquaRio

 

Foto dos Mascotes do AquaRio

Mascotes do AquaRio

Caso esteja com fome antes de iniciar o seu circuito, existem algumas opções para resolver isso: No hall de entrada, pode comer uma pizza na Vezpa, um doce no Doce Mar, um cachorro quente Geneal ou ainda um Sorvete Itália. Já no terceiro andar, você pode comer e beber alguma coisa no café que fica bem na entrada do circuito.

Foto do café que fica no terceiro andar, na entrada do Circuito do AquaRio

Café que fica no terceiro andar, na entrada do Circuito

Circuito

O circuito segue um único sentido, começando no terceiro andar. Você pode subir de elevador ou por uma rampa. O AquaRio é acessível a todas as pessoas.

Foto de um Mapa do Circuito de Visitação exibido em monitores pelo AquaRio

Mapa do Circuito de Visitação exibido em monitores pelo AquaRio

A visita dura em média 1h, mas isso varia bastante de pessoa pra pessoa e do grau de lotação no dia, rs. Nós fomos em um dia bem vazio, mas aproveitamos bastante. Eu diria que nossa visita durou 1h30min aproximadamente. Ah, e se você for participar dos “tanques de toque” deve demorar um pouco mais também, pois existe uma fila exclusiva para eles.

No início do circuito, você pode criar seu próprio “peixe virtual” para que seja seu anfitrião durante todo o percurso (para isso, paga-se à parte), inclusive nas próximas vezes que você for ao Aquário! Você escolhe a espécie, a cor e até o nome. Rs

Uma das primeiras atrações do circuito é a visualização de plânctons pelos microscópios. É uma ótima oportunidade para quem nunca viu “de perto” essas criaturinhas tão importantes para a vida marinha. Eu pude relembrar algo que fiz bastante ☺. (Nota: A Raquel é bióloga marinha de formação, por isso essa observação de plânctons hehe)

Foto do microscópio para visualizar os plânctos

Microscópio para visualizar os plânctons

Logo após, começam os corredores com tanques de exposição de diversos tamanhos e com telas explicando o pouco o que você pode ver em cada um. Ao longo dos corredores do circuito, ficam monitores do AquaRio para auxiliar com eventuais dúvidas e curiosidades sobre a vida marinha.

Foto das telas educativas sobre os animais do AquaRio

Um exemplo de tela que fica acima dos tanques explicando um pouco sobre os animais do AquaRio

Dentre os animais do local estão o peixe-pedra, peixe-palhaço (o Nemo!), peixe-cirurgião (a Dory do Nemo!), peixe-leão, moreia, tubarão-gato, tubarão-bambu, cavalo-marinho, raias (lindas demais, não são!?), polvo e tantos outros.

Foto de um aquario com o Peixe Palhaço, o Nemo do filme Procurando Nemo

Olha o(s) Nemo(s)! Um dos peixes mais “visitados” do AquaRio

Foto de um Peixe Morcego, um dos mais diferentes do AquaRio

Peixe Morcego, um dos mais diferentes do AquaRio

Foto de Tubarões no AquaRio

Tubarões!!!

 

Foto do Peixe Leão. Lindo, mas muito perigoso para alguns eco sistemas

Peixe Leão. Lindo, mas muito perigoso para alguns eco sistemas

Foto da Dori do filme Procurando Nemo

Olha a Dori passeando aí no AquaRio

Foto de um Polvo escondido em uma pedra no AquaRio

Nesse momento, o polvo estava um pouco tímido

Seguindo o circuito pelos tanques secundários, você desce uma rampa até o segundo andar, onde fica o tanque principal (Tanque Oceânico), maior atração do AquaRio.

Foto do túnel que passa por dentro do tanque principal

Túnel que passa por dentro do tanque principal do AquaRio

 

Outra foto do túnel que passa por dentro do tanque principal do AquaRio

Outra foto do túnel que passa por dentro do tanque principal do AquaRio, um dos momentos mais legais do passeio

Logo após o Tanque Oceânico, há 3 tanques de toque. Nesses tanques, o público pode interagir, tocando em alguns tubarões (!!), raias e invertebrados. Mas atenção: há restrições de horários para essa atividade, então procure saber assim que chegar para não acabar perdendo a chance de tocar nos animais. Adianto que também há restrição quanto aos dias: os tanques de toques ficam fechados aos sábados, domingos e feriados. É uma pena para muitos que só podem ir aos finais de semana…

Foto da área dos Tanques de Toque do AquaRio

Área dos Tanques de Toque do AquaRio

Outra coisa legal do AquaRio é a sua estrutura tecnológica com instalações interativas ao longo das atrações de forma que o visitante tenha acesso a conceitos e informações sobre a vida marinha.

Uma das últimas partes do circuito do AquaRio é o Museu de Ciências, com exposições permanentes e temporárias relacionadas ao ambiente aquático. Quando fomos, visitamos o Museu do Surf, dedicado ao surf, claro (sério!).  Há fotos e muitas pranchas históricas, coleção do surfista Rico de Souza. Entre elas, está a prancha utilizada pelo Gabriel Medina na etapa de Fidji, na qual se sagrou campeão mundial de 2016!

Foto do Corredor inicial do museu do Surf no AquaRio

Corredor inicial do museu do Surf no AquaRio

 

Foto de algumas das pranchas do museu do Surf no AquaRio

Algumas das pranchas do museu do Surf do AquaRio

 

Foto da prancha utilizada por Gabriel Medina na etapa de Fidji, na qual se tornou campeão mundial de 2016

Prancha utilizada por Gabriel Medina na etapa de Fidji, na qual se tornou campeão mundial de 2016

Ao final do circuito, você pode aproveitar a loja com produtos exclusivos, produtos bem legais, por sinal. Dava vontade de comprar tudo!

Centro de Pesquisa Científica (Laboratório de Pesquisa e Quarentena)

Como dissemos no inicio do post, além de permitir que seus visitantes tenham contato com animais que dificilmente teriam no seu dia a dia, o AquaRio também possui um Centro de Pesquisa Científica. No laboratório do centro, eles cultivam microorganismos que são utilizados para alimentar os peixes e invertebrados do AquaRio. Outra responsabilidade do laboratório é analisar a água dos aquários e garantir a sua boa qualidade.

Ainda ligado ao centro de pesquisa, existe a quarentena. Ela nada mais é do que uma “casa temporária” para qualquer animal que chega ao aquário. Aqui, peixes e invertebrados são tratados contra parasitas, bactérias, fungos e vírus que possam estar trazendo “na mala”. Dessa forma, evita-se a transmissão dessas doenças para os outros animais do AquaRio.

Atividades no AquaRio

Visita Aos Bastidores

Atividade aberta ao público agora em maio, sempre às quartas e sábados, de 15h às 16h, será possível conhecer os bastidores através de uma visita guiada de forma que o visitante veja perto os equipamentos que tratam a água dos recintos, o trabalho dos biólogos e algumas curiosidades que existem por trás de seu cotidiano. Ao final do tour, os visitantes terão a oportunidade de ver como é realizada a alimentação dos peixes no Grande Tanque Oceânico.

Mergulho no Tanque Oceânico (atividade prevista para o final de 2017)

Em breve o visitante poderá mergulhar dentro do Tanque Oceânico em meio a tubarões, raias e cardumes.


Festa de Aniversário no AquaRio

Já pensou comemorar o aniversário dos seus filhos no maior aquário da América do Sul?

Dormindo no AquaRio (atividade prevista para o final do 1º semestre de 2017)

Crianças a partir de 6 anos poderão passar a noite no túnel que passa pelo Grande Tanque Oceânico. Certamente será uma aventura inesquecível!

Importante destacar também que o AquaRio dá suporte a um Centro de Educação Ambiental e a um Centro de Pesquisa Científica que realiza pesquisas científicas a partir do manejo e manutenção dos animais em cativeiro, havendo contato direto com Universidades e Centros de Pesquisa, como é o caso da parceria com o Departamento de Biologia Marinha da UFRJ, departamento que eu mesma frequentei durante minha graduação.

Sou bióloga marinha e já assisti a muitas palestras do idealizador do projeto e atual diretor e responsável técnico do AquaRio, Marcelo Szpilman, biólogo marinho muito capacitado e especialista em tubarões. Gostei de saber que ele faz parte da equipe do Aquário Marinho do Rio. Isso me passa confiança no trabalho que é feito por lá.

Conhecer para amar; amar para conservar

“Conhecer para amar; amar para conservar” – acredito ser essa a proposta do AquaRio, que não é um mero local de entretenimento e diversão, mas uma ótima oportunidade de o público ter contato com a vida marinha, conhecê-la e se encantar. Dessa forma, fica mais fácil despertar o interesse para a sua conservação. No entanto, considero o valor de até R$80,00 pelo ingresso bem alto para que tantas pessoas tenham possibilidade de ter essa consciência ambiental. 

Estivemos no AquaRio a convite e gostaríamos de agradecer a oportunidade de trazer mais esse conteúdo através da nossa experiência para vocês. 🙂

O Uma Volta e Meia faz parte do programa de afiliados do Booking, Rental Cars e Seguros Promo. Dessa forma, se você reservar a sua hospedagem, carro ou contratar seu seguro viagem através dos links e banners do blog, como estes abaixo, nós receberemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog e a torná-lo sempre atualizado. 🙂



Booking.com

 

Quer contratar um seguro viagem e ainda ganhar 5% de desconto? Basta usar o código abaixo!



Banner 2

Mais Informações do AquaRio

Horários e dias de funcionamento: todos os dias as 10h às 18h, com a entrada até 17h

Valores dos ingressos:

Tarifa normal: R$80,00

Tarifa para moradores e pessoas nascidas no Estado do RJ: R$60,00

Tarifa para crianças de 3 a 11 anos (brasileiros e estrangeiros), jovens de 12 a 21 anos (brasileiros), estudantes do Estado do Rio de Janeiro (qualquer idade), estudantes até 24 anos (brasileiros de outros Estados, maiores de 60 anos (brasileiros), pessoas com deficiência (brasileiros e estrangeiros): R$40,00 – não se esqueça de levar documento comprobatório

Gratuidade: criança menor de 3 anos; guia de turismo com carteirinha do Ministério do Turismo (dentro da validade, claro); servidor público municipal do Rio de Janeiro (concursado); acompanhante de pessoa com deficiência (gratuidade para somente 1 acompanhante) – não se esqueça de levar documento comprobatório

O AquaRio oferece um Programa de Associados, ótimo para quem pretende voltar em um ano. Ele funciona da seguinte forma: passaporte individual (R$220,00 com acesso ilimitado por 12 meses e pode adicionar 3 dependentes no ato da compra pelo valor de R$80,00 cada) e passaporte família (R$440 com acesso ilimitado por 12 meses para 4 pessoas, sendo o total de 2 pessoas de qualquer idade e 2 crianças entre 3 e 17 anos).

Como comprar: Para melhor organização e controle, os ingressos são vendidos mediante disponibilidade e com horário marcado para entrar (por exemplo, entre 11h e 11h29), mas você pode ficar até fechar, não se preocupe. Para comprar antecipadamente, basta acessar o site oficial do AquaRio. Havendo disponibilidade, você também pode comprar ingressos no local. Pelo site são aceitos apenas cartões de crédito Visa e Mastercard. Na bilheteria você também pode usar dinheiro e cartões de débito Visa Electron e Maestro.

Contato

Site: http://www.aquariomarinhodorio.com.br/

Telefones: (21) 4063-3003/(11) 4412-5454

E-mail: suporte@ingressocomdesconto.com.br

Como Chegar ao AquaRio

O AquaRio está localizado no final do Boulevard Olímpico, ao lado da praça Muhammad Ali, bem em frente aos Armazéns 7 e 8. Próximo ao MAR (Museu de Arte do Rio), Museu do Amanhã e do famoso painel criado pelo artista Kobra, o “Etnias” que é simplesmente o maior painel de grafite do mundo.

Endereço: Praça Muhammad Ali, Gambôa, Rio de Janeiro – RJ / Brasil, CEP: 20220-360


VLT

Se quiser ir de VLT para o AquaRio, basta pegar uma composição da linha 1 (a linha azul azul). Se você estiver perto do “centro” do Rio (Carioca, Cinelândia, etc), pegue no sentido Rodoviária | Praia Formosa. Se já estiver perto da rodoviária, peque no sentido Aeroporto Santos Dumont. Em ambos os casos, salte na Parada Utopia AquaRio, ela fica entre a Parada dos Navios e Cidade do Samba. A estação fica aproximadamente 200 metros de distância do Aquário Marinho do Rio (pertin!).

Para quem nunca utilizou o VLT, é importante se informar direitinho sobre ele, pois ele não é como ônibus, com cobradores. Ou seja, é necessário ter um cartão de passagem que pode ser obtido nas próprias estações.

Para informações mais detalhadas, acesse o Manual do Usuário do VLT (vale a leitura):

http://vltrio.rio/site/wp-content/uploads/2016/10/manual_do_usuario_vlt_rio_03.pdf

Metrô

É possível usar as linhas 1 e 2, basta saltar nas estações Cinelândia ou Carioca e fazer uma integração com o VLT, pegando a linha 1 no sentido Rodoviária | Praia Formosa e saltando na estação Utopia AquaRio.

Bicicleta

Se você gosta de pedalar, existe uma estação da BikeRio bem em frente ao AquaRio, além de um bicicletário próprio (lembre-se que o número de vagas é limitado).

Carro/Motos

O número de vagas do estacionamento é bastante limitado. Ou seja, o mais indicado é usar o transporte público mesmo. De qualquer forma, a entrada do estacionamento fica na via de serviço ao lado da praça Muhammad Ali, próximo ao túnel 450 anos na Via Binário.

Promoção Junho 2017:

O AquaRio fechou um convênio com a ESTAPAR e o estacionamento está com uma promoção nesse mês de junho, com preço único e fixo para o dia inteiro de R$15 por carro ou moto. Lembramos que as vagas são limitadas e estão sujeitas à disponibilidade.

Para o associado do AquaRio, o preço é de apenas R$5 por carro ou moto o dia inteiro.

Promoção válida de 2ª a 6ª feira nesse mês de junho, exceto no feriado Corpus Christi 2017 (nos dias 15 e 16). NÃO é válida aos sábados e domingos.

Procurando mais programas no Rio de Janeiro? Acesse o link a seguir e veja o que mais preparamos para você sobre o Rio de Janeiro.



18 respostas para “AquaRio – O maior aquário da América do Sul”

  1. Alice disse:

    Nao sou muito fa de aquários porem com dois filhos pequenos, eu acho importante mostrar o mundo que temos (fora das viagens) e ensinar-los sobre a vida animal. Ja fomos para os maiores do mundo, todos com aqueles túneis MAS essa possibilidade de dormir dentro, achei SENSACIONAL ! Dubai ja oferece a possibilidade de nadar no seu aquário e não tentei porque estava gravida de 33 semanas e não era permitido. Agora que nasceram meus filhos, Tentarei no Rio quando voltarmos em julho 🙂

  2. Julia Salce disse:

    Ameiiiiiiiiiiiiii ler esse post! Fui pro Rio, mas não conseguimos entrar no AcquaRio. Queria muito, acho demais um aquário tão rico como esse… passar por esse “túnel” deve ser demais! Parabéns pelas informações e fotos, deu pra ver bem as espécies!

  3. Julia Salce disse:

    E já pensou na sensação de mergulhar dentro desse tanque? Amei essa novidade, quando será que eles começam?

    • admin disse:

      Deve ser demais mesmo, Julia. Também estamos muito curiosos! A informação que recebemos é que essa atividade vai iniciar até o final do ano. Vamos ficar atentos, qualquer novidades, avisaremos por aqui.

  4. Livia Zanon disse:

    Mais uma atração legal para fazer no Rio!! =D
    Muito bom o post, acho lindo aquários… Fiquei com vontade de conhecer.

  5. Renata Telles disse:

    nossa, nao sabia que era tao caro.. hahahahaha mas vale a pena ne! To pra ir ao Rio e visitar o aquario! e doida pra liberarem logo a parte em que podemos nadar com os peixes, deve ser incrivel!!!

  6. raquelalice disse:

    Adorei o post, Raquel! Achei muito completo e esclarecedor! Quero muito visitar, mas achei meio caro, vale mesmo a pena? rs

  7. Esse AquaRio é muito bonito, a melhor parte achei os Tuneis é algo impressionante, agora essa de mergulhar é nova, tomara que de tudo certo, gostei das dicas

  8. Dhebora disse:

    Raquel, você é bióloga? Eu ia morrer sem saber disso! Hahahaha
    Ainda não fui no Aquario, fica sempre tão cheio que desanimo rs

  9. Livia Melo disse:

    Que lindo! Pelo que pude perceber ele é bem parecido com o SeaLife Aquarium de Orlando, tem até as telinhas explicativas! Mas é carinho, né? A manutenção de toda essa estrutura deve ser bem alta. Adorei saber mais!

  10. marcosbamorim disse:

    Só pelas fotos que postou já vi que esse aquário deve ser incrível, mais um motivo para visitar o Rio. E o túnel sob o tanque principal é impressionante, com certeza a atração mais procurada. Obrigado por compartilhar conosco, vou me programar para visitar em breve.

  11. Débora Savaget disse:

    Adorei esse post, super completo! Quero ir conhecer, não sabia sobre o Tanque de Toque, então vou me programar certinho! Obrigada pelas dicas!

  12. Caroline Rivera disse:

    Simplesmente maravilhoso, fomos e ficamos encantados.
    “Olha a Dori passeando aí no AquaRio”… continue a nadar!

    O túnel é lindo demais né!
    Poxa, quando fomos, a Área dos Tanques de Toque ainda não estava aberta, deve ser bem legal. Chato que não funciona no final de semana, deve ser porque fica muuuito mais lotado, né.

    Beijokas

  13. Anderson disse:

    Eu adoro aquários, tenho uma admiração absurda pela vida marinha, já fiz mergulho e sempre que posso faço mergulho livre com snorkel. Ja visitei alguns aquários e se eu for para o RJ vou conhecer esse também. As dicas estão ótimas, adoramos as informações principalmente que o acesso pelo VLT é fácil. Um grande abraco

  14. Eu sou apaixonada com animais, sempre amei poder vê-los assim de perto. Quero muito conhecer esse aquário. Gostei muito do seu post, muito completo!! Parabéns!! Beijos

  15. Dani Schneider disse:

    Amei o post!!! Já estava querendo conhecer, agora minha vontade aumentou! As fotos estão lindas!

  16. UAU! Preciso ir no Aquário quando for novamente ao Rio de Janeiro. Que lugar incrível gente! Me senti turistando com você por esse post. Achei o post super completo! O melhor que já li até hoje sobre. Parabéns! =)

  17. Estou devendo uma visita ao AquaRio, sou carioca mas ainda não fui! Aquela velha questão que santo de casa não faz milagre rsrs Todos que vão se encantam com a beleza e a qualidade do aquário. Adorei as fotos, o post está muito bem detalhado!

Deixe seu comentário