Praia do Secreto

A A A

Vista superior da Praia do Secreto

Que tal curtir uma piscina natural de água cristalina em plena orla carioca? Assim é a Praia do Secreto, que não é exatamente uma praia, mas uma piscina natural formada por pedras na zona oeste do Rio de Janeiro.

Verdade seja dita: atualmente, de secreto ela não tem nada porque está super divulgada e costuma ficar bem cheia! Conheci a praia em uma quarta-feira de janeiro de 2017 e estava desse jeito. Imagina final de semana! Sendo assim, se quiser aproveitar enquanto não “chega a van”, é bom ir bem cedo. Dessa forma, você terá mais chances de dividir esse paraíso com um número menor de pessoas.

Num primeiro momento você pode pensar que é ideal para crianças, mas eu diria que não é bem assim, já que o acesso não é tão simples. Até vi algumas crianças lá, mas sinceramente eu não levaria se estivessem comigo. Não existe uma trilha propriamente dita nem um caminho pré definido. Você segue um caminho na mata de poucos metros e logo chega a um paredão íngreme, onde deve descer pelas pedras (quentes, por sinal) até a piscina natural. Aliás, essa é mais uma vantagem de ir cedo: não se queimar nas pedras, rs.

Outro detalhe importante é que a piscina só se forma com a maré baixa, então é bom verificar a maré antes de ir. De qualquer forma, antes de iniciar a descida já é possível ver se a piscina está lá ou não.

Vista superior da Praia do Secreto

Vista do início da descida da trilha

Piscina da Praia do Secreto

Água cristalina

Eu estava de chinelo, mas certamente não recomendo. A trilha escorregava bastante, principalmente quando o sol já estava mais intenso e eu suava ainda mais. Já li alguém recomendando ir descalço, mas recomendo menos ainda, se é que se pode dizer isso, rs. Quando fui embora, a pedra estava tão quente que não havia a possibilidade de andar descalço o caminho de volta. As nossas mãos já ficaram queimadas só por serem usadas como apoio! Imagina os pés andando direto naquilo! Sendo assim, por mais incrível que pareça, eu iria com tênis ou aquelas sandálias de trilha da próxima vez.

Trecho da trilha da Praia do Secreto

Pedaço mais tranquilo da trilha

Pedaço da trilha da Praia do Secreto

Essa pedra é a “trilha” para a Praia do Secreto

Rocha do caminho da Praia do Secreto

Olhando de baixo, o caminho parece ainda maior…

Peço desculpa pela qualidade das fotos, mas foram feitas pelo celular, já que eu não quis levar minha câmera para ficar queimando na pedra. 🙂

Esperamos ter ajudado vocês com algumas dicas. Se você já visitou a Praia do Secreto, deixe seu comentário relatando como foi sua experiência!

Outra vista para a Praia da Macumba
Outra da piscina da Praia do Secreto
Raquel na piscina da Praia do Secreto
Mais uma da piscina da Praia do Secreto
Vista da Praia da Macumba
Arrow
Arrow
Vista para a Praia da Macumba
Slider

Já sabe onde se hospedar no Rio de Janeiro? Procure o lugar ideal para você!

O Uma Volta e Meia faz parte do programa de afiliados do Booking, Rental Cars e Seguros Promo. Dessa forma, se você reservar a sua hospedagem, carro ou contratar seu seguro viagem através dos links e banners do blog, como estes abaixo, nós receberemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog e a torná-lo sempre atualizado. 🙂



Booking.com

 

Quer contratar um seguro viagem e ainda ganhar 5% de desconto? Basta usar o código abaixo!



Banner 2

Mais Informações da Praia do Secreto

Como Chegar

De carro, vá no sentido da Prainha. Você pode ir pela Avenida das Américas e pegar a Estrada do Rio Morto ou pode ir pela Estrada do Pontal, sempre no sentido da Prainha. Logo após atravessar o rio Morto e pegar o acesso à esquerda para a Prainha, você verá o Mirante do Roncador, também à esquerda.

Estacionamento da Praia do Secreto

Estacionamento “oficial” da Praia do Secreto

Para chegar ao início da trilha, recomendo parar o carro no Mirante do Roncador (foto acima), entre a Praia da Macumba e a Prainha. Aliás, MAIS UMA vantagem de chegar cedo é garantir uma vaga ali porque o estacionamento não é muito grande. Dali, basta caminhar pela Av. Estado da Guanabara no sentido Recreio e pegar uma trilha a sua direita. Não há uma placa sinalizando a Praia do Secreto, mas uma placa poucos metros à frente da entrada da trilha (dá para ver ainda na avenida) com algo escrito como “Risco de Morte”. Sim, é por ali o caminho (!!!).

Para quem não estiver de carro, uma opção é pegar o Surf Bus, que sai diariamente do Largo do Machado nos horários de 7h, 10h, 13h e 16h e deixa você no Mirante da Prainha. Verifique os horários antes de ir, pois pode haver alteração.

Uma outra alternativa, mas que não considero boa, é pegar o BRT e descer na estação do Recreio Shopping, no Recreio dos Bandeirantes. Da estação até o mirante, de acordo com o Google Maps, você levará cerca de 45 minutos caminhando. :-/ . Mas já aviso, não é um caminho muito agradável para pedestres, já que há poucas/péssimas calçadas e pouca sombra.

Ah… Dependendo da maré, também é possível chegar na Praia do Secreto caminhando pela areia a partir da Praia da Macumba.

O Que Levar?

Água, bastante água!

Algo para comer (quando fui não havia ambulante nenhum naquele buraco, rs).

Filtro solar.

Toalha/canga se quiser sentar na pedra e não se queimar.

Sacola de lixo para levar de volta seu lixo, uma vez que não há lixeira lá embaixo. Ai de você, leitor, se deixar lixo por lá e a gente descobrir!!!

Boné! Não existe sombra alguma. Nem no caminho, nem na Praia do Secreto.

O Que Não Levar?

Barraca de sol – Como não há faixa de areia, fica meio complicado prender a barraca nas pedras. Além disso, é mais um trambolho para carregar no caminho.

Cadeira de praia – por também ser um trambolho.

Procurando mais programas no Rio de Janeiro? Acesse o link a seguir e veja o que mais preparamos para você sobre o Rio de Janeiro.



17 respostas para “Praia do Secreto”

  1. Mapa na Mão disse:

    Uau, que lugar mais lindo!! Adorei. E as fotos, nossa, inspiradoras. Ainda mais com esse calor que anda fazendo. Abraços!

  2. Não conhecia esse destino.!
    Como é lindo.!
    Amei o post… as fotos estão ótimas.!
    Um beijo

  3. KEUL FORTES disse:

    Esse post está completo. Que lugar lindo!

  4. Realmente esta praia não tá tão secreta assim, mas a verdade é que é linda! Pro dia de calorzao é uma delícia!

  5. itamarjapa disse:

    Conheci a praia através das redes sociais e já amei! é o primeiro post que estou lendo e minha vontade de conhecer já aumentou! 🙂

  6. luantperez disse:

    Que bela piscina natural, as fotos ficaram excelentes, o lugar é lindo!

  7. Alessandra disse:

    Super legal esta dica, esta praia apesar de difícil acesso, parece muito bonita, quero conhecer um dia.

  8. Karine disse:

    Nunca tinha ouvido falar! Que legal!! Um segredo e tanto que vou querer conhecer com toda certeza!!

  9. ferscafi disse:

    Até bem recentemente nunca tinha ouvido falar dessa praia, mas nas últimas semanas, vi em vários blogs – é isso aí, os bogs de viagem ajudando a gente a conhecer melhor o nosso país!!!

  10. Quintal da minha casa! Adoro o secreto!!!

  11. Essa praia parece super linda e vem aparecendo um monte nas redes sociais esse verão. Ainda não conheço, mas esse foi o primeiro post que trouxe informações precisas de como chegar lá. Eu ficava super insegura de ir porque não sabia bem como chegar. Agora acho que me arrisco! Obrigada 🙂

  12. Edson Jr disse:

    Haha… segundo post que vejo sobre essa praia que cada vez mais esta deixando de ser secreta! 😛 Mas realmente é linda e parabéns pelo roteiro completo.

  13. Theobaldo Aldo disse:

    Nossa! Parece linda mesmo. Quero me programar para ir conhecer.

  14. luisaflorim disse:

    Estou loucaNão para conhecer a praia! É tranquilo deixar bolsa com pertences e celular em cima da pedra enquanto fica na água? Não vem onda?

    Beijos!
    http://www.lacotovie.com

    • admin disse:

      Olá, Luisa. Tudo bem?
      É tranquilo deixar as coisas na Pedra sim. Tem uma altura razoável entre as pedras e a água. Assim, as ondas não chegam nelas não. Espero que goste do passeio!! (Se puder, depois deixe o seu comentário sobre o que achou e se faltou algo no nosso post para ajudar).

  15. Maria disse:

    É perigoso para pessoas idosas descerem até a água?

Deixe seu comentário