Mirantes e Trilhas no Vale da Ferradura

A A A

Se você gostar de natureza e estiver na Serra Gaúcha, um passeio que recomendamos é o parque Vale da Ferradura.

Foto da vista do famoso Vale da Ferradura

Vista do famoso Vale da Ferradura

O Vale da Ferradura é o segundo ponto turistico natural mais procurado de Gramado, ficando logo atrás da também imperdível Cachoeira do Caracol (já viram nosso post sobre ela?). A principal atração do parque é a incrível vista do cânion de 420 metros de extensão, onde o Rio Santa Cruz desenha uma forma semelhante a uma ferradura, dando sentido ao nome do parque. Mas não pense que é “só” isso que você vai ver no Vale da Ferradura.

O parque tem uma boa estrutura, é bem cuidado e as trilhas são muito bem conservadas.

Mirantes do Vale da Ferradura

Dentro do parque, existem atualmente três mirantes. Todos eles são bem acessíveis com uma caminhada leve de poucos minutos (nada parecido com a escada da perna bamba do Parque Caracol 🙂 ).

São 3 mirantes no parque, os quais são bem acessíveis, com caminhada de apenas poucos minutos:

Mirante Vale da Ferradura
Vamos começar pelo “carro chefe” do parque. Do mirante Vale da Ferradura é possível ter uma linda visão do vale e da bela curva que o rio Santa Cruz faz. Além disso, também se vê a Cascata do Arroio Caçador.

Mirante do Vale do Arroio Caçador
O acesso para esse mirante é bem fácil e curto, uns 2 minutinhos só. Dele, é possível se ver todo o Vale do Arrio Caçador. Faz sentido, não é? 🙂

Mirante da Cascata do Arroio Caçador
Com mais um nome auto explicativo, ao final da trilha (uma descida de aproximadamente 50 metros) é possível visualizar a Cascata do Arroio Caçador.

Foto da Cascata do Arroio Caçador no Vale da Ferradura

Cascata do Arroio Caçador

Trilhas do Vale da Ferradura

• Trilha do Pórtico

Essa trilha passa pela Cascata do Graxaim e encontra com a trilha do Rio Caí. Durante o belo percurso, é possível ver xaxins e araucárias.

• Trilha das Pinguelas

Vai acompanhando um riacho e possui uma linda vista do Vale da Ferradura. Boa também de se fazer nos dias mais quentes pois é bem protegida por árvores.

• Trilha do Rio Caí

Trilha mais puxada do parque. Os visitantes geralmente demoram cerca de três horas para completá-la, uma para descer e duas para subir. Infelizmente, estávamos com o tempo apertado e não conseguimos passear por ela.

Uma vantagem: a trilha é sub dividida em quatro trechos. Assim, você não precisa fazer a trilha completa de não quiser ou cansar no meio.

• Trilha das Cutias
Trilha para qualquer idade. Bastante leve e com sombras. Durante a trilha, é possível avistar bromélias e cactos.

Placa com as trilhas do parque Vale da Ferradura

Trilhas do parque Vale da Ferradura

Fauna no Vale da Ferradura

Além da vista do Vale da Ferradura, cascatas e arroios, no parque também é possível encontrar uma grande quantidade de animais. Dentre eles a cutia, gambá, macaco-prego, quatis, veado-mateiro e diversos roedores. Na área principal do parque, é bem comum se avistar quatis, que são atraídos pelas belas araucárias.

Foto de uma das belas araucárias que podem ser encontradas no Vale da Ferradura

Uma das belas araucárias que podem ser encontradas no Vale da Ferradura


Mais Informações do Vale da Ferradura

Horário

O parque abre de terça-feira a domingo das 9h às 17h. No verão, o horário de encerramento é geralmente um pouco estendido.

Ingressos

Adultos – R$ 12,00

Crianças – R$ 6,00

Hóspedes do Laje de Pedra Hotel & Resort possuem desconto na entrada do parque.

Outros

Para quem quer passar o dia no parque, existem oito churrasqueiras, banheiros, lanchonete e um playground para a criançada.

Atrações por perto

Na região, não deixe de fazer também os seguintes passeios: Ecoparque Sperry, o Parque do Caracol, andar de Maria Fumaça, vinícolas, Mini-Mundo e Templo Budista Khadro Ling.

O Uma Volta e Meia faz parte do programa de afiliados do Booking e Rental Cars. Dessa forma, se você reservar a sua hospedagem ou carro através dos links e banners do blog, como estes abaixo, nós receberemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog e a torná-lo sempre atualizado. 🙂



Booking.com

 

Quer contratar um seguro viagem e ainda ganhar 5% de desconto? Basta usar o código abaixo!



Banner 2

Contato do Vale da Ferradura

Telefone: (54) 3278-9000

Web Site: http://www.lajedepedra.com.br/pt-br/o-hotel/vale-da-ferradura.htm

Foto da Raquel no Vale da Ferradura

Raquel no Vale da Ferradura

Como chegar ao Vale da Ferradura

O parque fica a 13 km do centro de Canela, mais precisamente no Km 6 da RS 466, também conhecida como Estrada do Caracol. Há placas na estrada indicando o caminho correto, sendo a saída da Estrada do Caracol bem em frente ao parque de mesmo nome. Um trecho pequeno ao final deve ser feito em estrada de terra.



Deixe seu comentário