Trilha do Rio do Boi – Caminhe Por Dentro de Um Cânion

A A A

Já se imaginou fazendo uma trilha dentro de um cânion com íngremes paredões de 900 metros de altura dos seus lados? Sabia que isso é possível na Trilha do Rio do Boi (sim, isso é no Brasil!!!!!)?

Foto do Oliver e Raquel andando pela Trilha do Rio do Boi

Pelas (muitas) pedras no caminho dessa incrível trilha

A trilha do Rio do Boi é uma das mais bonitas e agradáveis que já fizemos no Brasil. As paisagens são incríveis! Ela é toda realizada na parte inferior do Cânion Itaimbezinho, dentro do Parque Nacional de Aparados da Serra. A vista ao longo do percurso é incrível!! Possui 8 km (ida e volta), sendo feita entre 5h e 7h. Ou seja, um passeio de um dia inteiro. Um detalhe interessante/mórbido é que, durante a trilha, era comum encontrar carcaças de bois que caíam do alto do cânion!

Infelizmente, a trilha não é para todos. É a mais longa e mais difícil do cânion, sendo obrigatório o acompanhamento de um guia ou condutor credenciado (quem quiser o contato do nosso guia, basta pedir por e-mail). Exige um certo preparo físico e bastante atenção. Além de atravessar o rio muitas e muitas vezes (cerca de 20 vezes) com água até mais ou menos no joelho e o terreno ser irregular, há muitas pedras escorregadias e pontudas como obstáculos. Além disso, dependendo do nível do rio, a dificuldade pode ser ainda maior. Aliás, é necessário consultar o nível do rio no dia anterior porque se estiver alto, não será possível fazer a trilha.

Foto do Inicio da Trilha do Rio do Boi

Início da Trilha do Rio do Boi

 

Mais uma foto da parte inicial da Trilha do Rio do Boi

Mais uma da parte inicial da Trilha do Rio do Boi

 

Foto da Trilha do Rio do Boi

Quando fomos, não me deixaram fazer a trilha com aquelas sandálias abertas para trilhas, sabe? Ideais para atravessar rios. Tive que fazer a trilha de tênis para proteger melhor os pés. Apesar da proibição, ainda preferia ter usado minhas sandálias abertas para ficar atravessando o rio… 🙁

Um dos diferenciais dessa trilha é a possibilidade de tomar banhos em cachoeiras e piscinas naturais ao longo do percurso. Uma delícia (se não estiver indo no inverno, claro, 🙂 ). Fomos no mês de março e entramos numa boa!

 

Foto de Um dos bons pontos de mergulho da Trilha do Rio do Boi

Um dos bons pontos de mergulho da Trilha do Rio do Boi

 

Andamos pelo interior do cânion até um local chamado Cruz. Nele, é possível ver uma incrível curva formada pelas fendas do cânion. Lindo demais!

 

Foto de Uma das cachoeiras que são vistas pela Trilha do Rio do Boi

Uma das cachoeiras que são vistas pela Trilha do Rio do Boi

 

Foto de outra cachoeira da trilha

Outra cachoeira da trilha

Foto do Oliver e Raquel próximos ao final da trilha, de onde se tem uma incrível vista do interior do Cânion Fortaleza

Próximos ao final da trilha, de onde se tem uma incrível vista do interior do Cânion Itaimbezinho

Mais uma foto do final da Trilha do Rio do Boi, com vista do interior do Cânion Fortaleza

Mais uma do final da Trilha do Rio do Boi, com vista do interior do Cânion Itaimbezinho

 

Outros atrativos por perto são o Cânion Fortaleza, a parte superior do cânion Itaimbezinho, Cânion Faxinalzinho, Cânion Malacara e Cânion Churriado, estes dois últimos podem ser visitados pela parte superior ou por dentro deles, na parte inferior. A região ainda permite atividades como rapel em cachoeiras, passeios de bote e visitas a criadores de abelhas e produtores orgânicos, por exemplo.

O Uma Volta e Meia faz parte do programa de afiliados do Booking, Rental Cars e da Seguros Promo. Dessa forma, se você reservar a sua hospedagem, carro ou seguros através dos links e banners do blog, como estes abaixo, nós receberemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog e a torná-lo sempre atualizado. 🙂



Booking.com

 

Quer contratar um seguro viagem e ainda ganhar 5% de desconto? Basta usar o código abaixo!



Banner 2

Mais Informações da Trilha do Rio do Boi

Devido à longa duração da trilha, a entrada só é permitida entre 8h e 13h.

Como o parque não abre na segunda-feira, a trilha só pode ser feita de terça a domingo. Outro detalhes importante é que, para isso, é necessário o agendamento prévio no parque.

 

Foto de um grilo na Trilha do Rio do Boi

Um dos moradores do local

 

Foto de uma aranha na Trilha do Rio do Boi

Morador um pouco mais temido

Contato do Parque Nacional Aparados da Serra

Fone: (54) 3251-1277

E-Mail: parnasaparadosdaserra@icmbio.gov.br

Site: http://www.icmbio.gov.br/parnaaparadosdaserra/

Como chegar à Trilha do Rio do Boi

O acesso é feito pelo Posto de Informação e Controle do Rio do Boi, a 12 km do centro de Praia Grande, em Santa Catarina.

 



Deixe seu comentário