Na hora de planejar sua viagem, não deixe que a empolgação do roteiro te faça esquecer de contratar um seguro viagem. Nós nunca viajamos sem seguro viagem. A verdade é que ninguém está livre de ficar doente ou de sofrer algum acidente, por exemplo. Sendo assim, nada melhor do que estar preparado para eventual necessidade.

O Uma Volta e Meia tem como parceiro a Seguros Promo. A contratação é online e você recebe a apólice por e-mail. Ao pesquisar, você escolhe o destino da viagem e a sua duração. O site consolida as informações de diversas seguradoras conveniadas e possui um comparador detalhado de coberturas e preços, permitindo que você escolha o melhor para seu perfil de viagem.

Nossos leitores têm 5% de desconto! Basta clicar no banner abaixo ou inserir o cupom UMAVOLTAEMEIA5 no campo “VOUCHER DE DESCONTO” na tela de pagamento e, em seguida, clicar em APLICAR. Além disso, se pagar no boleto, você ganha ainda mais 5% de desconto!

Caso prefira usar cartão, eles permitem o parcelamento em até 12 vezes sem juros no cartão de crédito

Faça agora sua cotação de seguro viagem com a Seguros Promo:

 


O Uma Volta e Meia também tem parceira a World Nomads, uma das maiores e mais renomadas seguradoras de viagens do mundo.

Algumas vantagens de contratar seguro de viagem com World Nomads:

– É um processo simples, sem complicações

– Contratação online e mesmo durante a viagem
Se você já está viajando e quer ficar mais tempo, o World Nomads permite que você compre mais cobertura para mantê-lo na estrada.

24 horas/7 dias de assistência antes e durante a viagem

Equipe de assistência multilíngue

– Cobertura de mais de 200 atividades esportivas e de aventura

Cobrem seus laptops, iPads, telefones celulares e até mesmo o Rolleiflex 3.5E

Cobrem residentes de mais de 140 países

– Atendem todos os tipos e idades de viajantes

Doam às comunidades locais
Eles conectam seus clientes a projetos executados por instituições de caridade estabelecidas para que você possa financiar projetos em locais com maior necessidade.

– São recomendados pelo Lonely Planet, Eurail, Intrepid, Nomadic Matt e Rough Guides.

Faça a cotação na World Nomads pela busca abaixo:


 

Para continuar o planejamento da sua viagem, veja também as dicas que temos sobre hospedagem, aluguel de carro. e compra de ingressos para atrações e transportes em diversos locais do mundo.

Entenda a diferença entre seguro saúde e seguro viagem

Seguro saúde – oferece ao contratante coberturas para consultas, exames, internações, análises clínicas e outras coisas relacionadas especificamente a saúde do segurado.

Seguro viagem – garante cobertura para gastos com despesas médicas de urgência e emergência e cobre muitas outras eventualidades, como extravio de bagagem, traslado médico, traslado de corpo e até indenização em caso de acidentes que resultem em invalidez permanente ou morte do segurado.

Vale a pena utilizar apenas o seguro de viagem do cartão de crédito?

O benefício oferecido por algumas categorias de cartões pode até parecer economia, mas a cobertura disponibilizada pode ser insuficiente para a viagem planejada. Nas principais empresas do mercado, esse serviço está disponível apenas para portadores das bandeiras superiores, como platinum e black.

Além disso, para ter direito ao seguro, a compra da passagem deve ter sido realizada pelo cartão de crédito e a viagem deve ter duração máxima de 30 dias. Quem viaja para fazer intercâmbio ou mochilão terá que contratar um seguro viagem direto da seguradora. Práticas de esportes e complicações na gravidez também não costumam ser cobertas.

Por isso, mesmo tendo direito a esse benefício, é preciso estar bastante atento a cobertura. O ideal é sempre ligar para a central do cartão, avisar que vai viajar e solicitar as condições gerais da cobertura de do seguro viagem disponibilizada.

Além disso, por ser um serviço adicional, o seguro dos cartões de crédito trabalha majoritariamente com o serviço de reembolso, ou seja, caso você precise de atendimento no exterior, irá precisar desembolsar o dinheiro que tiver para pagar pelas despesas médicas.

Já com as seguradoras, é possível escolher o plano que melhor encaixa no tipo de viagem que a pessoa for fazer, garantindo a cobertura ideal, além de trabalharem com uma rede conveniada, onde o segurado não precisa pagar nada, caso necessite de atendimento.

Lembre-se também de comparar o seguro das operadoras de cartão de crédito com os planos das seguradoras. Além de serem especializadas em seguros para viagem, essas empresas possuem planos mais completos e mais opções de cobertura.

Veja se no país de destino o seguro é obrigatório

Em alguns países a contração de um seguro viagem é obrigatória. A maior parte deles fica na Europa e é signatária do Tratado de Schengen, que estabelece a obrigatoriedade da contratação de um seguro viagem no valor mínimo de € 30.000 euros para todos os turistas.

Cuba e Austrália também possuem contratação obrigatória do seguro viagem . Em Cuba a cobertura mínima é U$ 10.000,00 para assistência médica, e a Austrália exige assistência em viagem, mas não estipula um valor mínimo.

Verifique se o seguro possui assistência médica para prática de esportes

Nem todos os seguros oferecem esse tipo de assistência. Por isso, se você for praticar algum esporte, procure por seguros que ofereçam esse tipo de cobertura.

Ao realizar a comparação, procure os planos que tenham a palavra “ESPORTE” e dê preferência a aqueles que possuem uma cobertura mais ampla. Também fique atento aos tipos de esportes que estão cobertos no plano que você está analisando, já que nem sempre todos os esportes estão cobertos. Por exemplo, a maioria das artes marciais e lutas não estão incluídas em nenhuma opção de seguro viagem.